(19) 99919-2025 | CNPJ: 27.986.425/0001-78 | SUSEP: 202032752

Proteção Veicular ou Seguro Automotivo? Tire sua duvida

6 Minutos de leitura 

Em primeiro lugar, o Seguro Automotivo e Proteção Veicular são bem diferentes do que muitos imaginam, inclusive o discurso:

É feito para parecer, porém na prática elas são bem diferentes. Além disso, todo mundo sabe que para ter o seguro de um bem é necessário uma avaliação especifica. Afinal, o seguro auto é oferecido por grandes seguradoras enquanto a proteção veicular são cooperativas de pessoas espalhadas pelo brasil.

Sendo assim, como para muitos usuários de automóvel essa diferença não está clara. Sabendo que para o fechamento de negócio é muito importante a clareza, em ambas oportunidades. Vamos te ajudar a entender a diferença, discutindo e te apresentar as vantagens e desvantagens.

Cooperativa


Quem Regulamenta ?

Seguradoras e Corretores de Seguros

Inicialmente, os seguros oferecidos pelas seguradoras e os corretores de seguro são regidos e determinadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Do mesmo modo, são regulados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) . Ou seja, são dois órgãos que respondem para o Ministério da Fazenda.

Por esse motivo as seguradoras tem todo um padrão definido para seu funcionamento (venda, indenizar, problemas não resolvidos etc.) o que as torna altamente reguladas.

Conforme grandes potências na Europa e até os EUA, onde desregulamentação do mercado segurado acarretou em prejuízos e danos irreparáveis como: falências e prejuízos altíssimos aos consumidores. O Brasil se tornou um referencia para essas grandes potencias.

Afinal em diversos momentos da história do funcionamento dessas instituições foi possível ver o como é necessário ter um regulamentação rígida, assim não havendo dano ao consumidor. No Brasil os órgãos que regulamentam, foram criadas pensando na segurança do mercado de seguros, garantindo maior proteção e garantia aos consumidores de seguros.

Dessa forma a SUSEP regula que as seguradoras sejam empresas de capital aberto com grandes fundos de reserva, assim sendo capazes de garantir os valores que seus clientes podem receber mesmo quando houver muitos sinistro num mesmo período. Ou seja, as seguradoras são obrigadas a garantir sempre que poderão indenizar seu cliente, nunca fugindo de seu dever.

Proteção veicular


Cooperativas de Proteção Veicular

Rigorosamente falando, as associações existentes de proteção veicular não tem uma regulamentação específica que determine como devem funcionar, ficando regidas pela lei que regulamenta as associações e na Constituição Brasileira, artigo , inciso XVII, que dá ao cidadão o direito de formar cooperativas, desde que para fins lícitos, para satisfazer as necessidades de um grupo.

Portanto a proteção veicular não tem uma regulamentação definida. Ou seja, esse serviço é fornecido por associações, as únicas instituições que regem e definem a legalidade das operações é o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Adesão e Cobertura

Seguradoras e Corretores de Seguros

Inicialmente contratando um seguro, obtêm-se a apólice, a qual é um contrato onde constam as responsabilidades e direitos: do segurado como da seguradora.  Assim torna claros todos os danos que serão cobertos pela empresa e como eles funcionarão.

Para adesão ao seguro automotivo, primeiramente, é necessário que o veículo passe por uma inspeção e seja avaliado. A seguradora então verifica o pedido do cliente e define o valor a ser pago que é integral, mas pode ser parcelado. Enquanto a liberação do seguro/serviços somente será liberada pela seguradora após o veículo passar por todas as avaliações exigidas;

Em boa parte, as coberturas disponíveis nos seguros auto são quase as mesmas: incêndios, colisões, danos a terceiros ,cobertura contra roubos e furtos. Porém, ainda são oferecidas coberturas extras com custos adicionais.

Cooperativas de Proteção Veicular

Assim como nas seguradoras, na proteção veicular o carro também é inspecionado e avaliado. Porém no caso das associações, não haverá uma apólice, mas um contrato no qual os demais sócios se comprometem a incluir as possíveis despesas desse novo integrante no rateio, e ele se compromete a participar da divisão.

Ciente disso o interessado então paga uma taxa e assina o termo de adesão. Apos assinado é oficializado a associação, e a proteção passa a ter vigência. As mensalidades pagas podem variar a depender do acúmulo de prejuízo.


Como escolher?

Proteção veicular ou Seguro

Seguradoras e Corretores de Seguros

Agora vamos para a parte final, dedicada para quem nunca contratou um seguro. Aqui é possível ter uma ideia de como funciona por meio de uma cotação. Vamos la:

· Serviços adicionais, como guincho 24h ou serviço de chaveiro, podem ser uma forma de diferenciar as propostas, atenção a eles!

· Preste atenção nas ferramentas de monitoramento, essas costumam reduzir o custo do seguro.

· Pense no local em que você estaciona seu veículo com mais frequência. Esse pode fazer a diferença no valor do seguro, devido à segurança que oferece ou não.

· Não olhe só o valor do seguro, é preciso ver o valor da franquia!! Quanto mais  caro for o valor da franquia, menos será o valor do seguro. Sabe o porque  disso ? É simples, a seguradora vai precisar despender de um valor menor em caso de sinistro.

· E Para finalizar, você que já utiliza seguro e não o acionou nenhuma vez, não deixe de comunicar isso ao seu corretor, é preciso conferir sobre os pontos acumulados nesse período, assim é possível ver suas bonificações que podem reduzir os custos.

Cooperativas de Proteção Veicular

Existem diversos pontos para você avaliar, mas se você não tem condições de fechar um seguro. Vai ser preciso ser bem rígido na escolha de outras opções, buscando sempre pesquisar o máximo possível antes de tomar a decisão.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

· Busque informações com usuários da associação que deseja contratar, verifique se ela tem mais de 10 anos de mercado.

· Converse com mais de uma empresa, para assim saber mais sobre o que cada uma fornece.

· Procure na internet e veja notícias sobre as associações, a reputação delas diz muito sobre a forma como trabalham.

· Mesmo que não tenha encontrado o preço certo, cote com mais corretores!

· E lembre as mensalidades podem variar aqui, de acordo com os casos de indenização que acontecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência BMC
Fale Conosco