(19) 99919-2025 | CNPJ: 27.986.425/0001-78 | SUSEP: 202032752

Carros elétricos: 7 coisas que você deve saber

A ideia de dirigir um veículo elétrico parecia inconcebível para a maioria dos brasileiros, mas  os carros elétricos definitivamente vieram para ficar.  Melhorias tecnológicas, preços mais competitivos e mudanças nos gostos dos consumidores estão impulsionando as vendas dos carros elétricos. Embora eles ainda não estejam perto de substituir os veículos a combustão, sua autonomia cada vez maior, baixo custo por km rodado e menor custo de manutenção, fazem do carro elétrico uma opção cada vez melhor.

Encontre aqui informações valiosas a respeito das 7 coisas que você deve saber sobre carros elétricos.

1. O que é um carro elétrico?

Um carro elétrico é um automóvel que usa um motor elétrico como principal fonte de propulsão. Portanto, veículos elétricos usam energia elétrica que é armazenada em baterias recarregáveis. Um dos principais benefícios de um carro elétrico  é  diminuir o impacto ambiental provocado pelo diesel, álcool e a gasolina.

2. Quais os tipos de carros elétricos?

O termo carro elétrico é  usado para se referir aos três principais tipos de transmissões automotivas: carro elétrico a bateria, carro híbrido e carro plug-in .

Carro elétrico a bateria

Esse é o “verdadeiro” carro elétrico, pois sua única fonte de propulsão é a energia elétrica. Esses veículos elétricos armazenam eletricidade a bordo de baterias de alta capacidade. Essa energia da bateria é usada para alimentar todos os componentes eletrônicos internos, bem como o motor elétrico. Os carros elétricos são alimentados por eletricidade de uma fonte externa, uma tomada elétrica ou estações de carregamento de veículos elétricos.

Carro híbrido

O  sistema de acionamento do carro híbrido é composto por duas partes. Sendo um motor de combustível convencional e um motor de partida elétrico. O carro híbrido  tem  todos os componentes do motor de combustão interna dos veículos convencionais, bem como todos os dispositivos dos veículos elétricos. Incluindo tanque de combustível, transmissão e bateria. Enquanto alguns veículos classificados como híbridos podem ter apenas um pequeno motor elétrico e um sistema de bateria para impulsionar o veículo em baixas velocidades. Outros carros híbridos podem ter motores de combustível menores e acionamentos elétricos relativamente maiores.

Em suma, nos carros híbridos a principal fonte de energia é o combustível. A energia elétrica é gerada secundariamente via alternador ou frenagem regenerativa.

Carro plug-in

Os carros elétricos híbridos plug-in  são semelhantes aos híbridos. Todavia, a principal fonte  de energia usada para impulsionar o veículo é a eletricidade, não o combustível. Quando falamos em um híbrido-plug-in, estamos falando da forma de alimentação das baterias. O plug-in é como uma tomada no veículo, onde se conecta um cabo de alimentação. O cabo pode ser de um tipo especial, para ser utilizado em eletropostos, ou comum, para ser conectado a uma tomada residencial.

A princípio esses veículos têm acionamentos elétricos e capacidade de armazenamento de bateria maiores que os carros híbridos e também são equipados com um motor de combustão interna menor. O veículo é projetado para engatar o motor de combustível quando a eletricidade da bateria está fraca ou para substituir o sistema de transmissão elétrica quando mais energia é necessária. Como esses veículos podem ser recarregados a partir de uma tomada elétrica, é possível acioná-los totalmente com energia elétrica.

3. Quantos quilômetros posso viajar com um carro elétrico?

Autonomia é um termo usado para descrever a distância que um veículo pode percorrer somente sob propulsão elétrica. Dessa forma a autonomia de um carro elétrico depende da marca e do modelo do veículo. Assim também depende de vários fatores, como temperatura externa, hábitos de direção, aceleração e frenagem. A autonomia dos principais modelos de carros elétricos disponíveis no mercado varia de 65 a 640 km.

4. Como recarregar o carro elétrico?

Antes de mais nada recarregar um carro elétrico é fácil e pode ser feito em qualquer lugar onde haja uma tomada ou estação de carregamento. Sendo assim, a maioria dos proprietários de carros elétricos carrega seus veículos em casa ou no trabalho. Estações públicas de recarga também estão disponíveis em postos de gasolina, estacionamentos, lojas de varejo e mercearias. Todo o equipamento necessário para carregar um carro elétrico geralmente vem incluído. Normalmente, trata-se de um cabo elétrico que se conecta ao veículo e a uma tomada comum. Além dos itens de série, há uma série de acessórios que podem fornecer um carregamento mais rápido para os veículos elétricos.

Certamente num futuro próximo,  será possível recarregar o carro elétrico em movimento.  A energia será transmitida pelo ar, entre a pista especial e assoalho dos veículos, que também serão equipados com um receptor para converter a energia.

A recarga completa da bateria do carro elétrico pode demorar de 30 minutos até 8 horas, dependendo da tensão da rede. Sendo assim, altas tensões permitem recargas mais rápidas.

Veículo elétrico Renault modelo Twizy recarregando a bateria.

5. Onde encontrar pontos de recarga para seu carro elétrico?

Para encontrar um ponto de recarga para o seu carro elétrico, basta acessar www.plugshare.com bem como baixar o aplicativo PlugShare no seu smartphone. Com esse aplicativo você localizará milhares de pontos de recarga no Brasil e no mundo.

6. Quais as vantagens do carro elétrico?

Menor custo por quilômetro rodado

A princípio um carro elétrico pode economizar cerca de R$ 300 mensais, para um motorista que dirige 2000 km por mês.  Aproximadamente R$ 3.600 anualmente em economia de combustível.

Requer menos manutenção

Os carros elétricos têm menos partes móveis que os veículos com motor de combustão interna. Por isso, os carros elétricos exigem menos manutenção e têm menores custos de manutenção. “O motor elétrico tem uma parte móvel, o eixo, que é muito confiável e requer pouca ou nenhuma manutenção. O controlador e o carregador são dispositivos eletrônicos sem partes móveis e exigem pouca ou nenhuma manutenção ”, afirma o Laboratório Nacional do Departamento de Energia dos Estados Unidos, em seu documento comparando veículos a gasolina e elétricos.

Veículos elétricos são mais seguros

Todos os veículos de passageiros são obrigados a passar nos mesmos testes de segurança e colisão. Mas os carros elétricos têm alguns recursos extras que podem torná-los mais seguros. Por exemplo, estatísticas sobre colisões reais mostram que os veículos elétricos são muito menos propensos a pegar fogo que os veículos de combustível. Compare,  com carros a gasolina ocorre 1 incêndio a cada 32 milhões de quilômetros. Com os carros elétricos ocorre 1 incêndio a cada 192 milhões de quilômetros percorridos. É praticamente impossível um carro elétrico explodir com o impacto de uma colisão. Como as baterias são pesadas, reduzem significativamente a probabilidade do carro elétrico capotar. Os fabricantes de veículos elétricos não economizam com sistemas de segurança embutidos. Definitivamente os carros elétricos são mais seguros. É por isso que os carros elétricos excedem regularmente todos os padrões de segurança.

Redução nas Emissões de CO2

Os carros elétricos não produzem nenhuma emissão de CO2. Enquanto  um veículo movido a gasolina produz, em média, mais de 200 gramas de CO2 por km rodado.  Ar mais limpo significa menos doenças, o que significa menos demanda pelos sistemas públicos de saúde, hospitais e assim por diante. Além disso, menos emissões de gases de efeito estufa contribuem para preservar a camada de ozônio.

Carros elétricos são silenciosos

A 100 km/h o ruído interior médio de um carro com um motor de combustão interna é de cerca de 70 decibéis. Os veículos elétricos, por outro lado, são completamente silenciosos.

Carros elétricos são mais rápido do que você pensa

Apesar do fascínio pelos carros turbinados de alta octanagem, novos recordes de velocidade estão sendo estabelecidos por carros elétricos. Por exemplo, o Tesla Model SP100D faz 0 a 100 km/h em 2,28 segundos, o que é mais rápido que muitos veículos a gasolina.  Mesmo os motores de combustível mais potentes são incapazes de corresponder ao torque instantâneo e constante de um motor elétrico.

7. Um carro elétrico é um bom investimento?

Os custos de aquisição e de manutenção de um carro elétrico devem ser considerados antes de determinar se um carro elétrico é ou não um bom investimento. Além disso, outros fatores podem influenciar essa decisão, incluindo a frequência com que o veículo é usado e os hábitos de direção do proprietário. Enquanto o preço inicial de compra de carro elétrico é relativamente mais alto, o custo da eletricidade versus combustível e os custos de manutenção são tipicamente bem menores. Dessa forma um carro elétrico muito provavelmente se mostrará melhor investimento que seus concorrentes convencionais.

E você compraria um carro elétrico ou prefere o bom e velho conhecido motor a combustão?

Independentemente do modelo que você escolher, proteger seu veículo é de suma importância. Por isso, contrate um seguro auto.

On Seguros é uma das maiores corretoras do Brasil. Líder no segmento online, conta com mais de 13 seguradoras que estão entre as melhores no país. Definitivamente garantimos uma cobertura perfeita, uma proposta adequada as suas necessidades e principalmente um preço que cabe no seu bolso.

Envie um Whatsapp e nosso consultor entrará em contato. Você também pode falar  conosco agora mesmo nos telefones  (19)3307-9080 e (19)99919-2025. Se preferir clique aqui e receba sua cotação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência BMC
Fale Conosco